Sex
18
set
DDD 2021: Victor Hugo Pontes - Os Três Irmãos
Image
José Caldeira
Sex
18
set

Os Três Irmãos, a nova criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes, estreia hoje no Teatro Viriato, em Viseu: é a primeira data de uma digressão que chegará ao DDD – Festival Dias da Dança, em abril de 2021, apresentada no âmbito da Semana + (coorganizada com o FITEI).


Desta vez, o coreógrafo, para quem as palavras acabam “quase sempre" retiradas "da boca dos intérpretes, ou por calar os autores”, lançou-se num processo diferente. Em Os Três Irmãos, as palavras estão presentes desde o início, nascidas de um desafio lançado ao escritor Gonçalo M Tavares para escrever sobre “assuntos de família”.


O projeto partiu também de uma vontade do coreógrafo de trabalhar com um elenco pequeno, depois de várias experiências com elencos de mais de 10 intérpretes. Abelard, Adler e Hadrian são Os Três Irmãos, encarnados pelos bailarinos Dinis Duarte, Paulo Mota e Valter Fernandes. Os três procuram o rasto dos pais, marcam a giz a sua ausência, lavam-se, comem juntos à mesa, carregam os corpos uns dos outros num sacrifício ritualizado, vivem em fuga, praticando o jogo perigoso do encontro com o passado. 


Ao longo do processo criativo, depressa se concluiu “que a ação seria sobre este presente cheio de ausência. Por exemplo, a ausência de pessoas que, entretanto, morreram e de quem não pudemos despedir-nos. Não era minha vontade retratar esta realidade-ficção que vivemos, e talvez por isso tenha preferido ficar de algum modo no passado, quando o contacto e o toque ainda nos era possível. É também desse passado que nos fala Os Três Irmãos. Vivemos agora numa anomalia e não numa nova normalidade, e a família é o que temos de mais seguro e de mais frágil”, explica Victor Hugo Pontes.


Os Três Irmãos é uma coprodução que junta a companhia Nome Próprio e cinco equipamentos nacionais: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Cine-Teatro Louletano, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Viriato e Teatro Municipal do Porto/ DDD – Festival Dias da Dança.



Voltar

newsletter

15 ABR — 02 MAI 2021

Porto

MatosinhoS

Gaia