Qui
26
abril
2018

Voltar

LUÍSA SARAIVA COM “ENCHENTE” NO CONSTANTINO NERY
Image

No próximo sábado, dia 28 de abril, a coreógrafa Luísa Saraiva apresenta, em estreia nacional, o seu espetáculo “Enchente”, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Inspirado nos comportamentos físicos de grupos e multidões em situações disruptivas como confrontos em manifestações, invasões em black fridays, concertos dos Beatles ou celebrações em campeonatos do mundo, “Enchente” parte dos movimentos que o corpo produz em episódios de urgência. Luísa Saraiva enfatiza “a relação entre padrões de reação individual e o movimento de um coletivo enquanto grupo ou massa que se desloca no espaço.”

Durante a performance, os intérpretes são obrigados a tomar decisões que exigem a avaliação do potencial de risco e negociação. Um jogo de possibilidades entre autonomia e restrição, a necessidade de cuidar e a perceção da vulnerabilidade do outro. Existem várias formas de um corpo cair, “tão individuais quanto o corpo que cai”, adianta a coreógrafa.

O espetáculo, que conta com a colaboração de Céline Bellut, Ángela Diaz Quintela, Johann Geidies, Ching-Mei Huang, Francisco Pinho, Alejandro Russo e Max Wallmeier, teve uma primeira versão na competição Danse Élargie, em 2016. Desse espetáculo, Luísa Saraiva revela que “sobrevive apenas uma parte”, sendo que a nova estrutura concede aos intérpretes bastante liberdade dentro da peça.

“Enchente”, de Luísa Saraiva, é uma das 12 estreias nacionais do DDD 2018 e sobe ao palco no terceiro dia do festival.

newsletter

Porto

MatosinhoS

Gaia