Dom
28
abril
19:00
CASA DA ARQUITECTURA — MATOSINHOS
GRATUITO*
ALICE RIPOLL / CIA. REC
Brasil
aCORdo

Estreia Nacional

Image
Dom
28
abril
19:00
CASA DA ARQUITECTURA — MATOSINHOS
GRATUITO*

newsletter

aCORdo surgiu quando a coreógrafa Alice Ripoll foi convidada a participar na ocupação Que Legado?, realizada no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, em 2017.

O trabalho tinha como premissa questionar o que ficou como legado para a cidade após os grandes eventos que, supostamente, iriam trazer melhores condições de vida aos seus, habitantes, como o Mundial de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Sem responder literalmente à pergunta, a artista propôs pensar a cidade a partir da visão dos intérpretes convidados, com quem trabalha há oito anos na Cia. REC. Todos são negros e vivem numa favela do Rio de Janeiro, expostos a uma constante turbulência social e cultural. Neste espetáculo, que ocorre sempre numa sala fechada, numa metáfora ao espaço restringido à liberdade, estão dispostas cadeiras encostadas à parede e quatro bailarinos, no centro. Num jogo do toca e foge, cara a cara com o público, os intérpretes assumem uma posição de atacantes e defensores.

ALICE RIPOLL fundou, em 2009, a Cia. REC que dirige e conta com os bailarinos Alan Ferreira, Leandro Coala, Liuz LA, Tony Hewerton e Rômulo Galvão. Com produção intensa, assume-se como um potente grupo de artistas da periferia do Rio de Janeiro, que elabora e recria a arte contemporânea. Também dirigida pela coreógrafa Alice Ripoll, a Cia. Suave teve início com a criação do espetáculo Suave, que uniu o funk à dança contemporânea. O grupo mostrou um resultado tão surpreendente que o espetáculo estreou no Festival Panorama e já circulou pela Europa ao longo de quatro anos consecutivos.

Direção: Alice Ripoll • Intérpretes-Criadores: Alan Ferreira, Leandro Coala, Romulo Galvão, Tony Hewerton • Assistente de Direção e Produção: Anita Tandeta • Fotos e Vídeo: Renato Mangolin • Design Gráfico: Daniel Kucera • Duração Aprox. 30 mins

*Espetáculo com entrada gratuita, sujeito à lotação da peça, com levantamento de bilhete, no próprio dia, na Casa da Arquitectura.

24 ABR — 12 mAI 2019

Porto

MatosinhoS

Gaia