DDD - FESTIVAL DIAS DA DANÇA

19.04 – 01.05.2022

Conversas Online - Dança Iminente
Conversa #2: Inteligência artificial & sensorial: tentativas presentes de futurologia
Conversas Online

EM CASA

24.04 — 30.04

(Direto: 24.04, 21H00)

Site, Facebook & YouTube DDD


Gratuito

Conversa em direto em português, com posterior disponibilização no site com legendagem em inglês

Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Image

newsletter

Convidamos artistas, jornalistas e especialistas nos temas a abordar a estarem juntos e a desdobrarem assuntos pertinentes dos tempos que atravessamos. Ou, por outras palavras, como é que arte nos faz refletir sobre o mundo e a sociedade.? Ou, por mais palavras, como é que as práticas artísticas traduzem e se traduzem no agora?


Numa edição que junta inúmeros artistas nacionais, resolvemos nós juntá-los a conversar sobre questões que nos têm ocupado, num formato que não falando diretamente das suas obras, os faz pensar de que forma as suas criações se inserem em temas expandidos. Quatro conversas que percorrem todo o Festival, em formato digital, e marcam um início para questionarmos o futuro, através do momento presente. 


Conversa #2: Inteligência artificial & sensorial: tentativas presentes de futurologia
Com: Catarina Miranda, Jorge Jácome e Marco da Silva Ferreira, Luís Antunes
Moderação: Nayse López 


Cada vez mais viver no futuro nos é mais presente, cada vez mais o futuro nos chega mais rápido. O toque tornou-se num dos sentidos mais importantes destes últimos anos, tanto pela sua ausência como pela constância dos nossos dedos em ecrãs e teclados. De que forma é que a nova realidade afeta os conceitos trabalhados nas artes performativas? De que forma substituímos humanos em palco ou tentamos suplantá-los? De que forma permanece o toque num mundo hiperdigital? 


Catarina Miranda, que estreia CABRAQUIMERA, uma explosão de contemporaneidade e velocidade, simultaneamente física e tecnológica onde, na dimensão plástica do gesto, projeta o corpo a uma possibilidade de ficção; Jorge Jácome e Marco da Silva Ferreira que nos trazem SIRI - um laboratório especulativo do humano e do tecnológico, do material e imaterial - juntam-se a Luís Antunes, Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da Universidade do Porto e que desenvolve a sua investigação na área de cibersegurança e privacidade e a Nayse López, jornalista e curadora de artes performativas que moderará esta conversa. 

Fechar