Sáb
4
maio
19:00
Rivoli Grande Auditório — Porto
10,00 EUR
ALICE RIPOLL / CIA. SUAVE
BRASIL
CRIA

Estreia Nacional

Image
Renato Mangolin
Sáb
4
maio
19:00
Rivoli Grande Auditório — Porto
10,00 EUR

newsletter

“Cria” é um espetáculo de afeto e sensualidade que convoca a dancinha, o passinho - o primeiro estilo de dança urbana brasileiro -, o funk e a dança - teatro.

A peça investiga a noção de Criação, o seu significado e as suas possibilidades: criar um espetáculo, criar uma técnica nova como o passinho, criar filhos. Criaturinhas. A criação de todos nós, que tivemos origem num ato sexual, ação tão próxima da dança. Rebento. A dança da vida na favela, uma corda bamba onde cada instante é valorizado. O coração que diz “bata!” e cada bofetada de sofrimento. Cria de uma comunidade. As relações criam movimentos e a dança recém-nascida aqui é filha desses ódios e afetos que transformam a violência do atual contexto brasileiro em potência criativa. “Nóis é Cria, não é Criado” é o lema deste grupo que está a circular nos mais destacados festivais de dança contemporânea na Europa.

ALICE RIPOLL fundou, em 2009, a Cia. REC que dirige e conta com os bailarinos Alan Ferreira, Leandro Coala, Liuz LA, Tony Hewerton e Rômulo Galvão. Com produção intensa, assume-se como um potente grupo de artistas da periferia do Rio de Janeiro, que elabora e recria a arte contemporânea. Também dirigida pela coreógrafa Alice Ripoll, a Cia. Suave teve início com a criação do espetáculo Suave, que uniu o funk à dança contemporânea. O grupo mostrou um resultado tão surpreendente que o espetáculo estreou no Festival Panorama e já circulou pela Europa ao longo de quatro anos consecutivos.

Direção Alice Ripoll • Interpretação Tiobil Dançarino Brabo, Kinho JP, VN Dançarino Brabo, Nyandra Fernandes, May Eassy, Romulo Galvão, Sanderson Rei da Quebradeira, Thamires Candida, GB Dançarino Brabo, Ronald Sheik • Assistência de direção/ operador de som Alan Ferreira • Produção Rafael Fernandes • Iluminação Andréa Capella • Figurino Costumes Raquel Theo • Participaram no processo de criação Jéssica Queiroz, Rodrigo Ninja, Foguinho • Duração Aprox. 50 mins

24 ABR — 12 mAI 2019

Porto

MatosinhoS

Gaia