"A pretexto da comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães realizei a criação deste espetáculo que tenta, a partir do legado e das consequências desse feito na nossa História, refletir a dança que fazemos e necessitamos hoje. Quando comecei a idealizar este projeto não imaginei o quão complexo e ao mesmo tempo estimulante seria mergulhar nesta aventura.
Aceitei o desafio de trabalhar a partir deste acontecimento sabendo apenas de uma vontade crescente de sair da minha zona de conforto e partilhar uma experiência nova, reencontrar uma nova energia que há muito sentia adormecida em mim.
Encontrei durante o processo dificuldades várias, desde o confronto com um tema tão delicado e fraturante como era o desta proposta até contratempos vários que foram surgindo ao longo do seu percurso. Esta peça estreou em Montevideu, em Dezembro de 2019, inacabada, irresolúvel talvez, sempre na tentativa de que o tempo e a distância ajudariam a clarificar as questões tão complexas que levantava. Entretanto, quando iríamos apresentar a peça em Portugal, o que deveria ter acontecido primeiro em 2020 e agora em 2021, aconteceu a pandemia, aconteceram problemas pessoais de saúde e mais uma vez a sua resolução e continuidade foram postas à prova.
Este filme/documento serve por um lado para partilhar a nossa experiência tão rica e atribulada nesta viagem, ao mesmo tempo que tenta, revisitando o passado, projetar e entrever uma possibilidade de futuro."
— Miguel Pereira
Lorem ipsum dolor sit amet
Ficha técnica
Filme | Documentário (2021)
Direção artística Miguel Pereira
Realização e montagem Miguel Pereira com Hugo Coelho – Aldeia da Luz
Música e Sonoplastia Diogo Alvim
Performer Sérgio Diogo Matias
Depoimentos Diogo Alvim, Joaquín Cruz Marín, Leticia Skrycky, Marcelo Evelin, Rafael Silva Provoste
Conversa Marta Lança e Miguel Pereira
Câmara Hugo Coelho – Aldeia da Luz
Imagens aéreas Samuel Morais
Imagens Chile Miguel Pereira
Tradução Manuel Poças e Rita Monteiro
Legendagem Hugo Coelho – Aldeia da Luz
Era só um peito cheio de promessas (vídeo estreia Uruguai 2019)
Direção Miguel Pereira
Apoio à Dramaturgia Marcelo Evelin
Interpretação e cocriação Joaquín Cruz Marín, Rafael Silva Provoste e Miguel Pereira
Desenho de Luz Leticia Skrycky
Música e Sonoplastia Diogo Alvim
Assistência Luna Anais
Filmagem Tania Dangiolillo
Produção O Rumo do Fumo
Coprodução São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal do Porto
Apoios Auditorio Nacional del Sodre (Uruguai), Câmara Municipal de Lisboa / Divisão de Acção Cultural / Direcção Municipal de Cultura, CAMPO | gestão e criação em arte contemporânea (Brasil), Casa da América Latina (Portugal), Embaixadas de Portugal no Brasil, no Chile e no Uruguai/Camões I.P., Festival de Artes Cielos del Infinito (Patagónia), Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), INAE - Instituto Nacional de Artes Escénicas (Uruguai), NAVE (Chile)
O Rumo do Fumo é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direcção-Geral das Artes