Qui
2
maio
22:00
Teatro Nacional São João — Porto
16,00 EUR
LIA RODRIGUES
BRASIL
FÚRIA

Estreia Nacional

Image
Sammi Landweer
Qui
2
maio
22:00
Teatro Nacional São João — Porto
16,00 EUR

newsletter

Porque falamos? Para quem falamos? Sobre quem falamos? Como falamos? De que lugar falamos?

A escritora brasileira Clarice Lispector, na obra A Paixão Segundo G.H., afirma que “o mundo não só me assustaria se eu me tornasse o mundo. Se eu fosse o mundo, não teria medo. Se somos o mundo, somos movidos por um radar delicado que nos guia". Como nos tornamos mundos? Como podemos ser guiados por um radar delicado e, nesse lugar específico e único que é o palco, criar um mundo? Um mundo dominado por imagens medonhas, por imagens luminosas, atravessadas por uma infinidade de perguntas não respondidas e perpassadas por contrastes e paradoxos. Um mundo de fúria.

LIA RODRIGUES nasceu em 1956 em São Paulo, onde se formou em ballet clássico e estudou História na Universidade de São Paulo. Após ter participado no movimento de dança contemporânea em São Paulo, nos anos 70, integrou a Compagnie Maguy Marin (França) entre 1980 e 1982. De regresso ao Brasil fundou a Lia Rodrigues Companhia de Danças em 1990, no Rio de Janeiro e desde então a Companhia mantém-se em atividade durante todo o ano, com aulas, ensaios do repertório, trabalho de pesquisa e criação, apresentando-se no Brasil e internacionalmente. Em 1992 criou e dirigiu durante 14 anos o mais importante festival de dança do Rio de Janeiro, o Panorama.

Coreografia Lia Rodrigues • Dramaturgia Silvia Soter • Desenho de Luz Nicolas Boudier • Colaboração Artística Sammi Landweer • Interpretação Leonardo Nunes, Felipe Vian, Clara Cavalcanti, Carolina Repetto, Valentina Fittipaldi, Andrey Silva, Karoll Silva, Larissa Lima, Ricardo Xavier • Produção Chaillot – Théâtre Nacional de La Danse • Coprodução Teatro Municipal do Porto, Lia Rodrigues Companhia de Danças; Festival D’Automne de Paris; Centquatre Paris; MA Scène Nationale Pays-de-Montbéliard; Kunstlerhaus Mousonturm Frankfurt am Main, Kusntenfestivaldesartes de Bruxelas, Theater Freiburg, Muffatwerk München • Duração aprox. 1h10


24 ABR — 12 mAI 2019

Porto

MatosinhoS

Gaia