Dom
5
maio
10:00
Rivoli Sala de Ensaios — Porto
GRATUITO
PERGUNTAR SEM ESPERAR RESPOSTA / NAYSE LOPEZ & SÓNIA SOBRAL
BRASIL
MASTERCLASS
Image
Dom
5
maio
10:00
Rivoli Sala de Ensaios — Porto
GRATUITO

newsletter

Em tempos muito confusos como o nosso atual, no Brasil, mas também em todo o mundo democrático, cada vez mais as perguntas podem desencadear a criação e a revisão das formas de juntar ideias. Desde o ano passado, durante as eleições brasileiras, parece evidente que temos muitas perguntas e poucas respostas. E talvez poderíamos e deveríamos estar fazendo perguntas novas e diferentes sobre tudo que está acontecendo. Como duas curadoras brasileiras podem ajudar artistas portugueses a enveredarem por outros caminhos? Que perguntas o cenário politico e social brasileiro pode fazer e com sorte, gerar novas e diferentes perguntas no processo artístico fora do Brasil? - Nayse Lopez & Sónia Sobral

NAYSE LOPEZ é jornalista e curadora desde 1992. Realizou – como curadora, crítica de dança e jornalista – diversas mostras e conferências na área da dança, das artes performativas e da cooperação cultural. Entre os últimos projetos: a Conferência Internacional de Dança e Cooperação Cultural, realizada no Rio de Janeiro e São Paulo, em 2005. Desde 2001, é curadora convidada do Festival Panorama, tornando-se, em 2006, diretora geral e artística do Festival e de outros projetos da Associação Cultural Panorama. É também fundadora e editora do site especializado em dança www.idanca.net.

SÓNIA SOBRAL é curadora do Centro Cultural de São Paulo e gestora cultural . Foi gerente de artes céncias do Instituto Itaú cultural, por 17 anos, onde desenvolveu projetos nacionais de mapeamento e fomento às áreas de dança e teatro. Em 2016, cria a performance Involuntários da Pátria (texto de Eduardo Viveiros de Castro) para a atriz piauiense Fernanda Silva. Participa do grupo de pesquisa e criação de ALTAMIRA 2042, projeto teatral a partir do testemunho do rio Xingu de Gabriela Carneiro da Cunha. Participa em todo Brasil de mesas, debates, comissões de seleção e grupos de pesquisa dramatúrgicas.

Número máximo de participantes 15 artistas locais (por convite)
Mais informações dddextra@festivalddd.com

24 ABR — 12 mAI 2019

Porto

MatosinhoS

Gaia