Sáb
12
maio
2018
18:00
Coliseu Porto — Porto
10,00EUR

Voltar

FARRUQUITO
PINACENDÁ

Estreia Nacional

Coliseu Porto — Porto
Image

DR

O incontornável ‘bailaor’ de flamenco honra as suas origens andaluzas.

"Pinacendá" significa "Andaluzia" no dialeto gitano. Este espetáculo é um passeio por cada uma das províncias andaluzas, através do baile de Farruquito. As vivências de um Gitano, amante da arte e da sua região. Herdeiro de uma verdadeira dinastia de flamenco, Farruquito é filho do ‘cantaor’ El Moreno [Juan Fernandez Flores], da ‘bailaora’ La Farruca [Rosario Montoya Manzano] e neto do grande El Farruco. “Se baila como se es” recordava-lhe o avô. Em ‘Pinacendá’ Farruquito sente-se mais identificado que nunca: “Andaluzia significa tudo. Nasci e vivi em Sevilha, sou fiel à maneira de viver que existe nesta região, grande parte da minha maneira de ser deve-se a esta terra e às gentes que se cruzaram no meu caminho. E isto, repito, é tudo. Porque há algo que está acima da profissão, e é o teu verdadeiro ser. E para mim, isso deve ser o irmão gémeo do teu ser de artista.” Neste premiado espetáculo, a estrela do flamenco mostra o seu amor pela Andaluzia e a influência no seu modo de bailar.


M/6

Farruquito, Juan Manuel Fernández Montoya, é herdeiro de uma escola única de flamen- co fundada por Farruco, o seu avô. Iniciou- -se na cena internacional aos quatro anos na Broadway, Nova Iorque com “Puro”, partilhando o palco com as figuras mais lendárias do flamenco. Com a morte do avô, em 1997, assume a responsabilidade de perpetuar a linhagem e, aos 15 anos, cria o seu primeiro espetáculo, “Raíces Flamencas”, revelando uma nova dimensão que une tradição a um conceito artístico pessoal prodigioso. Desde então, conheceu um êxito sem precedentes, recebeu inúmeros prémios como o Prémio Flamenco Hoy, Prémio Telón Chivas ao melhor intérprete de dança e o prestigioso pré- mio APDE 2004 e tem corrido o mundo com os seus espetáculos.

Baile Farruquito Juan Manuel Fernández Montoya • Cante La Mari Ana Vizarraga, La Fabi Fabiola Pérez, Zambullo José Manuel Doya, David de Jacoba David Maldonado • Toque Román Vicenti, Carlos de Jacoba, Carlos Maldonado • Percussão El Piraña Israel Suárez • Flauta Juan Parrilla Juan Fernández Gálvez • Violino Thomas Potiron • Duração aprox. 1h30

newsletter

Porto

MatosinhoS

Gaia