DDD - FESTIVAL DIAS DA DANÇA

20  –  30.04   2021

Portugal que Dança é um projeto pioneiro: é a primeira série de documentários produzida sobre dança contemporânea portuguesa, dando visibilidade à geração mais recente de criadores de dança em Portugal.


Realizada por Cristina Ferreira Gomes, com autoria de Luiz Antunes e produção da Mares do Sul, Portugal que Dança acompanha o dia a dia de jovens criadores, segue o seu quotidiano de construção criativa, mostrando as suas obras, as suas aspirações e o cruzamento com diferentes disciplinas artísticas.


Produzida para a RTP 2, a série contou com os apoios do Teatro Municipal do Porto, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação GDA.


Em 2021, no âmbito da parceria que une o DDD - Festival Dias da Dança e a RTP 2, apresentamos sete episódios desta série. Sete episódios que se focam em criadores programados, este ano, pelo DDD. A pensar no público internacional, nomeadamente nos programadores estrangeiros, os episódios foram legendados em Inglês e estão disponíveis de 20 a 30 de abril no canal Youtube do DDD e nas páginas dos artistas, no site do festival.


Ao mesmo tempo que, no palco ou em casa, descobrimos as mais recentes obras de Jonas&Lander, Marco da Silva Ferreira, Catarina Miranda, Teresa Silva, São Castro e António M Cabrita, Cláudia Dias e Victor Hugo Pontes, o visionamento de Portugal que Dança permite-nos mergulhar num passado recente e conhecer o percurso criativo destes criadores.


EPISÓDIO #1 - LANDER PATRICK E JONAS LOPES

Lander Patrick e Jonas Lopes preparam a sua nova criação, Adorabilis. Estão de partida para uma residência artística no Espaço do Tempo, em Montemor o Novo. O documentário segue o dia a dia de trabalho intenso da dupla de criadores entre ensaios, provas de figurinos e preparação da primeira apresentação pública. Da residência no Alentejo, viajamos até à véspera da estreia da peça em Lisboa. Ao longo do documentário, podemos verificar a evolução coreográfica, a transformação por que passa o espetáculo e também conhecer o mundo criativo desta dupla de coreógrafos.


(Flashforward
para 2021: Jonas&Lander estreiam Bate Fado no Grande Auditório do Rivoli e no Palco Virtual da BOL)

 

EPISÓDIO #2 - MARCO DA SILVA FERREIRA

Filmado entre Lisboa e Paris, o documentário acompanha os ensaios de Brother: vemos o intenso trabalho de coordenação do grupo de bailarinos, o isolamento criativo, a passagem da sala de ensaios para o palco e a estreia no Teatro São Luiz, em Lisboa. Viajamos com o grupo para Paris onde o coreógrafo vai apresentar a peça para o público francês no ciclo Chantiers d'Europe, organizado pelo Thêatre de La Ville.

 

(Flashforward para 2021: Marco da Silva Ferreira junta-se ao realizador Jorge Jácome e estreia SIRI no Teatro Campo Alegre e no Palco Virtual da BOL)

 

EPISÓDIO #3 - CATARINA MIRANDA

Em residência artística, Catarina Miranda prepara Boca Muralha, a última parte de uma trilogia que iremos conhecer ao longo do documentário. Vemos a evolução dos trabalhos técnicos, a importância dos figurinos e do cenário e testemunhamos a persistência e o rigor criativos na construção da coreografia. A par do acompanhamento dos ensaios, visitamos trabalhos anteriores e especialistas que falam sobre o mundo criativo da coreógrafa.


(Flashforward para 2021: Catarina Miranda estreia CABREQIMERA no Rivoli e no Palco Virtual da BOL)


EPISÓDIO #4 – TERESA SILVA

Sala de ensaios, no O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, Portugal. Teresa Silva trabalha a "Nova Criação" com Filipe Pereira. No ambiente do antigo convento da Nossa Senhora da Saudação, acompanhamos o dia a dia de residência artística da coreógrafa. Os diálogos de criação, a construção do conceito, as tentativas de definição dos primeiros movimentos. Assistimos à evolução do trabalho até ao dia de apresentação pública.

(Flashforward para 2021: Teresa Silva, com Sara Anjo, apresenta Oráculo em Serralves e um objeto-audiovisual a partir dessa mesma peça no Palco Virtual da BOL)


EPISÓDIO #5 - SÃO CASTRO E ANTÓNIO M CABRITA

É um olhar sobre o processo de elaboração do espetáculo Rule of Thirds, desta dupla de coreógrafos, diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, no Teatro Viriato, em Viseu. Testemunhamos as inquietações, olhamos o esforço e a dedicação diários colocados no desenvolvimento da criação. Num registo de grande proximidade com os criadores e os dois bailarinos que os acompanham, este episódio percorre as interrogações na procura de uma obra perfeita tendo como ponto de partida o trabalho de Henri Cartier Bresson.


(Flashforward para 2021: São Castro e António M Cabrita apresentam Last no Teatro Municipal Matosinhos Constatino Nery e no Palco Virtual da BOL)


EPISÓDIO #6 – CLÁUDIA DIAS

Neste filme vivemos o quotidiano de criação de Cláudia Dias e acompanhamos o seu envolvimento político, da Marcha do 1º de Maio ao Dia Internacional da Mulher, numa contextualização do seu trabalho de forte pendor ativista e político. E, ao mesmo tempo que a criação se consolida, com a passagem para o palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, com a estreia e posteriores apresentações, revisitamos obras anteriores, filmamos o seu projeto social com crianças de escolas públicas e ouvimos as considerações de especialistas sobre o seu trabalho.


(Flashforward para 2021: Cláudia Dias apresenta Quinta-Feira: Abracadabra no Virtual da BOL)


EPISÓDIO #7 – VICTOR HUGO PONTES

Sala de ensaio no Teatro do Campo Alegre, no Porto, Victor Hugo Pontes tenta resolver a evolução da coreografia do próximo espetáculo. Os bailarinos colocam questões, os ensaios demoram, as dúvidas surgem. Há a repetição incessante dos movimentos até à exaustão, o apuramento da perfeição. Assistimos ao imenso esforço de criação, numa total imersão artística. A equipa viaja para Lisboa. A estreia aproxima-se, assim como a tensão e a necessidade de adaptação da coreografia ao espaço do palco. Assistimos ao trabalho diário: dos movimentos, à luz, à música, ao cenário. E, pelo meio, visitamos trabalhos anteriores.


(Flashforward para 2021: a última criação de Victor Hugo Pontes, Os Três Irmãos, é apresentada no Rivoli e no Palco Virtual da BOL)

Fechar

Please provide a valid video URL

DDD – FESTIVAL DIAS DA DANÇA

20    –    30.04   2021