MENU

REGISTAR

X

É programador(a) artístico/a e gostaria de estar no DDD - Festival Dias da Dança?

Esta é uma área onde disponibilizamos todo o programa, informações úteis e mantemos o contacto mais próximo.

Junte-se ao DDD 2022!


ENTRAR

Se ainda não tem uma conta, clique aqui para aceder ao formulário de registo.

Na sua 6ª edição, o DDD – Festival Dias da Dança chega a 2022 rejuvenescido e repensado para os tempos que atravessamos. Depois do cancelamento, em 2020, e de uma edição partilhada entre o online e o presencial, em 2021, retomamos em força este encontro coreográfico que, a partir do Porto, Matosinhos e Gaia, observa o mundo através do que o corpo nos conta. 

 

Num real equilíbrio entre programação nacional e internacional, o DDD mostra o quão diversa é a dança contemporânea de hoje e de que forma esta contribui para a construção de um espaço de encontro, abordando três questões essenciais para a compreensão do mundo contemporâneo:  


Coletivo – O que se constrói em conjunto?  

Plural – Que diversidade propomos encontrar? 

Discurso – Como e de que fala o corpo hoje? 


Serão 13 dias de descobertas, nos quais jovens artistas partilham os palcos com grandes nomes da dança contemporânea. Um DDD pensado para os públicos, mas também para a comunidade artística local, que encontrará no Festival um intenso programa de formação prática e teórica, ferramenta essencial para o desenvolvimento futuro dos seus discursos.

 

Como bússola do que podem encontrar, aqui e durante todo o Festival, organizamos a programação em três secções, que enquadram o conjunto de espetáculos e a oferta formativa e reflexiva. 


No DDD IN, agregamos os espetáculos de dança e a programação de música (concertos e DJ sets), que acontecerão no interior dos diversos espaços de apresentação.  

 

A maioria dos espetáculos que dão corpo ao DDD apresentam-se pela primeira vez em Portugal, sendo vários deles estreias mundiais da autoria de coreógrafos que já seguimos regularmente ou que se apresentam no Festival pela primeira vez. Este ano, quase todos os espetáculos serão apresentados duas vezes, promovendo assim o “passa palavra” e a possibilidade de o público assistir a um maior número de propostas. Este facto implica também uma permanência mais alargada dos artistas no Festival, possibilitando a sua participação nas diversas atividades formativas que o DDD propõe.


Em estreia, mundial ou nacional, contamos com criações de Matija Ferlin, Tatiana Julien, Né Barros, Boris Charmatz, Christian Rizzo, Bruno Beltrão, Marta Soares, Martim Pedroso & Marlyn Ortiz, Meg Stuart, Catarina Campos & Melissa Sousa. Poderemos ainda descobrir os mais recentes espetáculos de Clara Andermatt & João Lucas, André Braga & Cláudia Figueiredo, Piny e Diana Niepce. 


Este será também o ano em que retomamos o foco na criação coreográfica brasileira, apresentando um conjunto de espetáculos, instalações e criações desenvolvidas expressamente para o online, através da parceria com o Festival Panorama RAFT, do Rio de Janeiro. Fazendo da resistência a sua força, num contexto político-social no qual as artes não encontram o devido reconhecimento, os artistas brasileiros que apresentamos, de gerações e contextos diferentes, mostram o quão urgentes e importantes são os seus discursos. Bruno Beltrão, Gustavo Ciríaco, Marta Soares, um concerto de Luca Argel e três projetos online de Soroya Portela, dos Original Bomber Crew e do Coletive Danças em Transições compõem o núcleo de artistas brasileiros a descobrir.


Esta será também a edição onde damos maior visibilidade a outros formatos de apresentação e a outras estéticas coreográficas: à belíssima instalação visual que Marta Soares apresentará na galeria Rampa, ao Ball que trará ao palco do Rivoli grandes nomes do vogue. Há muito para descobrir e experienciar em novos contextos de apresentação, no qual o coletivo tem um papel fundamental. 


As danças de influência oriental, pop, ancestral, urbana ou o hip hop estarão também patentes em vários espetáculos: os corpos-tensão de Bruno Beltrão, os corpos-caleidoscópicos de Piny, os corpos-jogo que Catarina Campos & Melissa Sousa partilharão com os mais novos, e também os corpos-testemunho que Martim Pedroso rescreve com Marlyn Ortiz darão conta do quão diversa é, hoje, a dança contemporânea. 


O DDD OUT continua a ser a âncora de uma sólida parceria com o balleteatro, através do Corpo + Cidade, o seu projeto de intervenção para o espaço público. Este ano, os jardins e praças do Porto, Matosinhos e Gaia receberão espetáculos propositadamente imaginados para diferentes morfologias e fluxos urbanos. balleteatro & alunos da Faculdade de Belas Artes do Porto, Miguel Moreira, Alan Sencades, Afonso Cunha & Giovanni Zoffoli, Beatriz Valentim e Bruno Senune guiarão o nosso olhar através dos seus corpos e das paisagens que as cidades comportam. Fora do Corpo + Cidade, mas ainda no âmbito do DDD OUT, Gustavo Ciríaco apresentará também dois projetos de exterior: um em plena Praça D. João I e outro no Court de Ténis de Serralves. 

 

Defendemos que um festival deve ser pensado para os diferentes públicos e ser, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta para a comunidade artística local. O DDD CAMPUS é, assim, a nossa resposta à procura formativa, reflexiva e crítica que a comunidade coreográfica local reivindica.  


Nesta edição, será no recém-inaugurado CAMPUS Paulo Cunha e Silva e na mala moadora que desenvolveremos um conjunto significativo de workshops, aulas diárias e um ciclo de conversas e de encontros intitulados Festivais para Quê? Conversas sobre (os) futuros (dos) festivais. Será também no CAMPUS que acolheremos os nossos DDD Guests. Quatro jovens artistas oriundos de Cabo Verde, do Brasil e de Portugal atravessarão connosco todo o DDD, dispondo de acompanhamento crítico e de estúdios para trabalhar, e com participação assegurada nos demais espetáculos e atividades do DDD. Uma aposta em artistas que, certamente, mostrarão o seu trabalho nas próximas edições do festival. 


Este será também o ano em que nos associamos a outras cidades no projeto DDD LINKS. Através de parcerias de programação com Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e Mértola, proporcionaremos a vários artistas a circulação em Portugal e, consequentemente, o acesso às propostas que defendemos por parte de um público mais alargado. 


Como já vem sendo hábito, o Meeting Point do DDD será uma vez mais no Café Rivoli, aberto diariamente e com uma programação de música e DJs nos dois fins de semana do festival. 

 

Resta-nos agradecer a todos os artistas e parceiros do Festival; à Câmara Municipal do Porto e à Ágora - Cultura e Desporto do Porto E.M., que possibilitam a concretização desta empreitada; ao BPI / Fundação “La Caixa”, mecenas entusiasta do festival; às autarquias de Matosinhos e de Gaia, que desde o primeiro momento nos acompanham nesta aventura; e, por fim, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que, pela primeira vez, nos concede o seu Alto Patrocínio. 

 

Bom DDD! 


Tiago Guedes, Diretor Artístico  

e toda a equipa do DDD – Festival Dias da Dança

Organização

ORGANIZAÇÃO

ImageImage

COORGANIZAÇÃO

ImageImage

COPRODUÇÃO

ImageImage
Image
Image
ImageImageImage

PARCERIAS

ImageImageImageImage

PARCERIAS DE PROGRAMAÇÃO

ImageImageImageImageImageImageImage
Image

ESPETÁCULOS ORGANIZADOS NO ÂMBITO DA TEMPORADA PORTUGAL-FRANÇA 2022:

SOMNOLE, MIRAMAR, SOULÈVEMENT

ImageImageImageImageImageImage

APOIOS À DIVULGAÇÃO

Image

PARCERIA MEDIA OFICIAL

Image

PARCERIAS MEDIA

Image

MECENAS

Image

COM O ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA

Image

ORGANIZAÇÃO

ImageImage

COORGANIZAÇÃO

ImageImage

COPRODUÇÃO

ImageImage
Image
Image
ImageImageImage

PARCERIAS

ImageImageImageImage

PARCERIAS DE PROGRAMAÇÃO

ImageImageImageImageImage
Image

ESPETÁCULOS ORGANIZADOS NO ÂMBITO DA TEMPORADA PORTUGAL-FRANÇA 2022:

SOMNOLE, MIRAMAR, SOULÈVEMENT

ImageImageImageImageImageImage

APOIOS À DIVULGAÇÃO

Image

PARCERIAS MEDIA

ImageImage

MECENAS

Image

COM O ALTO PATROCÍNIO DE SUA EXCELÊNCIA

Image
Imprensa

Para todos os assuntos relacionados com a assessoria de imprensa do DDD – Festival Dias da Dança 2022, entrar em contacto com Joana Brandão:


info@jbcomunicacao.pt

Equipa

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO 


Presidente

Rui Moreira


ÁGORA — CULTURA E DESPORTO, E.M.


Presidente do Conselho de Administração

Catarina Araújo

Administradores Executivos

César Navio

Ester Gomes da Silva

Diretora Geral da Unidade Orgânica da Cultura

Francisca Carneiro Fernandes

Diretor de Comunicação e Imagem 

Bruno Malveira

Diretor do Departamento de Artes Performativas

Tiago Guedes


TEATRO MUNICIPAL DO PORTO 

RIVOLI • CAMPO ALEGRE


DIREÇÃO 


Direção Artística

Tiago Guedes 

Direção Executiva

Francisca Carneiro Fernandes 

Coordenação Artística 

Francisco Malheiro 

Coordenação Administrativa

Pedro Silva 

Assistente de Direção Executiva

Ana Sousa 

Assistente Jurídica 

Mafalda Girão 

Assistente Financeiro 

Simão Sousa Branca 

Secretariado de Direção 

Mariana Melo Vergueiro 

Apoio Administrativo 

Elisabete Veiga 

Motorista 

João Nunes 


PROGRAMAÇÃO 


Direção 

Tiago Guedes

Assistente de Direção Artística

Joana Ferreira

Artes Performativas

Cristina Planas Leitão 

Quintas de Leitura & Literatura

João Gesta 

Escolas, Famílias e Comunidade 

Ana Cristina Vicente 


PRODUÇÃO 


Coordenação

Marina Freitas 

Assistente de Coordenação

Carla Moreira

Gestão de projeto DDD – Festival Dias da Dança 

Daniela Costa 

Gestão de projeto CAMPUS Paulo Cunha e Silva 

Paulo Covas 

Chefe de Produção 

Cristina Oliveira 

Produção Executiva 

Bryan Morgado, Catarina Alves, Catarina Mesquita, Margarida Carronda, Tânia Rodrigues, Teresa Leal, Vera Miranda 
Assistente de Produção

Sofia Soares


COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO 


Coordenação 

Leonor Tudela 

Gestão de projeto DDD – Festival Dias da Dança 

Vítor Pinto 

Digital 

Francisco Santos, Pedro Sousa 

Mediação

Jonathan da Costa (Chefe de Equipa), Pedro Galante, Rute Pimenta
Design

Marta da Silva, Pedro Bento

Web Development

Bondlayer
Fotografia

José Caldeira
Vídeo

a-tundra
Interpretação em Língua Gestual Portuguesa

Cláudia Braga


FRENTE DE CASA E BILHETEIRA


Chefe de Equipa

Vânia Ferreira
Assistente

Vitor Hugo Sousa
Bilheteiras

Catarina Ferreira, Diana Festa, Inês Faria, Maria Glória Ribeiro
Assistentes de Sala

João Brandão, Vanessa Borges


TÉCNICA


Coordenação

Francisco Teles
Assistente de Coordenação

Luísa Osório
Assistente Administrativa de Coordenação

Vanessa Freitas
Direção de Cena

Adriana Brandão, Gonçalo Gregório, Maria Pinto, Vanessa Santos
Som

Tiago Ralha (Chefe de Equipa), André Leite, Luís Carlos Pereira, Tiago Pinto
Luz

Romeu Guimarães (Chefe de Equipa), José Diogo Cunha, Luís Silva, Manuel Alão, Mariana Rêgo, Rui Barbosa
Maquinaria

António Silva (Chefe de Equipa), João Queirós, Marco Silva, Nuno Brandão, Paulo Pereira
Audiovisuais 

Emanuel Malveiro, Ricardo Cabral


MANUTENÇÃO


Coordenação

João Bastos
Técnicos de manutenção

Francisco Choupina (Chefe de Equipa), André Gomes, João Garcia, Jorge Soares
Apoio Informático

João Carvalhido, Paulo Moreira, Ricardo Faria, Ricardo Santos


SEGURANÇA

RONSEGUR - Rondas e Segurança, S.A.


LIMPEZA

QUALITTÁ - Pinto & Azevedo, Unipessoal, Lda