(LA) HORDE / Ballet national de Marseille
(LA)HORDE reúne, desde 2013, os artistas Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur Harel. Este coletivo de coreógrafos e artistas visuais, que assumiu a direção do Ballet national de Marseille em 2019, desenvolveu, desde sempre, um projeto colaborativo com diversas comunidades online que deu origem a várias criações multidisciplinares e transcomunitárias.
Através de filmes e de performances (Novaciéries, 2015; The Master’s Tools, 2017; Cultes, 2019), e das peças coreográficas To Da Bone, 2017; Marry Me in Bassiani, 2019; Room With A View, 2020), (LA)HORDE interroga a componente política da dança e mapeia diversas formas coreográficas de levantamento popular, transitando das raves até às danças tradicionais, passando também pelo jumpstyle.
A sua exploração das novas dinâmicas de circulação e de representação da dança e do corpo que se desenvolvem online levou a trabalhassem o conceito de danças pós-internet. Numa diversificação de formatos, (LA)HORDE questiona o serendipismo quase infinito que se abre a esse novo território e propõe perspetivas múltiplas sobre as revoltas das comunidades com quem trabalha de forma heterárquica.
Room with a view é a primeira criação desde que assumiram a direção artística do Ballet national de Marseille em setembro de 2019.