Seg
3
fev
DDD CAMPUS: inscrições abertas para workshops profissionais
Image
Seg
3
fev

DDD CAMPUS é a secção do DDD – Festival Dias da Dança (18 abril – 3 maio 2020) que promove a formação de profissionais das artes performativas através da organização de cinco workshops com formadores internacionais: David Zambrano, Brigel Gjoka, Frédéric Gies, Mathilde Monnier e Nala Mulan.

Para inscrever-se nos workshops profissionais basta preencher e enviar este formulário até 31 de março. O preço de cada workshop inclui um passe para cinco espetáculos do DDD.


Improvisation on Stage
Workshop com David Zambrano
18, 19.04
10h30 > 13h00
14h00 > 17h00
PREÇO: 105 euros

Neste workshop, os participantes aprendem a criar peças instantâneas de dança, recorrendo a experiências de vida, sendo capazes de moldar a sua energia de forma contínua e consciente e integrando corpo e mente através da prática da improvisação.

O workshop inicia-se com a improvisação de solos, de duetos e de movimentos em pequenos grupos, tendo os restantes participantes como público. Figura incontornável do panorama da dança internacional nos últimos 35 anos, David Zambrano instiga os participantes a perceberem que há sempre algo mais a explorar interiormente e que a performance é uma ação espontânea.


Kinetic (Mechanical energy and the distribution of effort in choreographic composition)
Workshop com Brigel Gjoka

20, 21, 22, 23, 24.04
10h00 > 14h00
PREÇO: 205 euros

É pela energia que nos conectamos com o meio. Estamos constantemente a criar energia, sendo capazes de controlar e de desconstruir a nossa linguagem corporal. Como bailarinos, conseguimos executar movimentos com precisão, dominando a nossa coordenação e os nossos mecanismos.
Este workshop explora a distribuição de energia nas articulações do corpo. Que esforço é necessário para ligar cada ponto do nosso corpo? Que esforço é preciso para alcançar um estado de ausência de peso? Que esforço requer o alcance do movimento mais rápido a partir da posição neutral?
Sob coordenação de Brigel Gjoka, os participantes navegam por diferentes ferramentas coreográficas, questionando cada passo até atingir um estado sem esforço, guiados pela energia.


Technosomatics
Workshop com Frédéric Gies

25.04
16h00 > 20h00
26.04
10h00 > 14h00
PREÇO: 105 euros

Technosomatics é uma prática de movimento desenvolvida por Frédéric Gies que assenta em dois pressupostos: a exploração coletiva e individual das glândulas endócrinas (o principal sistema químico do nosso corpo) e dos chacras (centros de energia) ao som de música tecno; e também o oposto, ou seja, a exploração do clubbing, incorporando as glândulas endócrinas e os chacras. Praticada de olhos fechados, totalmente às escuras, Technosomatics foca-se no corpo experimental e explora mapas alternativos, que simultaneamente seguem e se desviam dos mapas científicos convencionais.
Enquanto forma de meditação em movimento, esta prática explora estados de consciência semelhantes ao transe e reconhece o potencial terapêutico da dança, ao mesmo tempo que encara a club dancing como uma forma de autodescoberta e de expansão do alcance das nossas perceções.


Atelier Chorégraphique
Workshop com Mathilde Monnier

27, 28, 29, 30.04
10h00 > 14h00
PREÇO: 175 euros

Este workshop tem por objetivo partilhar as ferramentas de trabalho e os processos de construção dramatúrgica desenvolvidos durante a conceção do espetáculo Please Please Please, que Mathilde Monnier cocriou com La Ribot e Tiago Rodrigues.
Esses processos assentam na correspondência existente entre um corpo em movimento e um texto a ser dito. Como conciliar e resolver a dificuldade de um corpo em movimento com ritmo, energia e consciência, com a partilha em simultâneo de um texto com o público?
O workshop aborda também os elementos fundamentais da criação através de um curso técnico e de exercícios de improvisação.


Vogue Femme
Workshop com Nala Mulan

1, 2, 3.05
9h30 > 13h30
PREÇO: 145 euros

Inspirando-se nas poses das modelos da revista Vogue, o voguing popularizou-se na ballroom scene de Harlem (Nova Iorque) durante os anos 1980. Desde então o voguing integrou vários estilos, do Old Way ao New Way, passando também pelo Vogue Femme, que a bailarina luso-brasileira Adrielle Mendes, mais conhecida como Nala na ballroom scene, aborda neste workshop.
Cinco elementos constituem o Vogue Femme: Hands Performance, Catwalk, Duck Walk, Floor Performance e Spin/Dip. Os participantes adquirem as bases dos vários movimentos associados a cada um destes elementos para que depois os possam trabalhar independentemente, desenvolvendo um vocabulário pessoal.


Para além destes cinco workshops, o DDD CAMPUS inclui também um conjunto de atividades complementares aos espetáculos, organizadas em articulação direta com a programação do festival. Estas atividades proporcionam a diferentes públicos uma relação mais próxima com os criadores.

FORMULÁRIO

Mais informações: dddcampus@agoraporto.pt

Voltar

newsletter

18 ABR — 03 MAI 2020

Porto

MatosinhoS

Gaia