Qua
2
maio
2018

Voltar

PRIMEIRA EDIÇÃO DO "P.E.D.R.A." NO CAMPO ALEGRE
Image

O grupo do Porto do "P.E.D.R.A." — Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes, coordenado pela coreógrafa Cristina Planas Leitão a partir do trabalho de Clara Andermatt, sobe ao palco do Teatro Campo Alegre no dia 4 de maio. A atuação conjunta dos três grupos tem lugar no dia seguinte, 5 de maio, no mesmo local.

"P.E.D.R.A." é um projeto de dança contemporânea, realizado a partir de encontros pontuais durante quatro meses com jovens entre os 15 e os 18 anos, com ou sem experiência artística. O ponto de partida é o convite à participação de um coreógrafo de renome nacional, de modo a que esse grupo descubra o seu repertório. O processo é desenvolvido simultaneamente nas cidades do Porto, Lisboa e Viseu, num regime de cocriação entre os participantes e um coreógrafo local, com o acompanhamento do coreógrafo convidado.

Clara Andermatt é a coreógrafa convidada para um exercício a partir da leitura, interpretação e fruição do seu repertório. Cristina Planas Leitão coordena o trabalho local com o grupo de adolescentes do Porto. “O P.E.D.R.A. foi um processo caleidoscópico”, conta a coreógrafa portuense. A relação com Clara Andermatt, os limites da reinterpretação da peça “So Solo” e o trabalho com as seis intérpretes — “na sua maioria curiosas amadoras” — foram fases de um processo que Cristina Planas Leitão descreve como “bastante horizontal”.

O grupo do Porto de “P.E.D.R.A.” apresenta o seu espetáculo dia 4 de maio, no Teatro Campo Alegre. Cristina Planas Leitão salienta que algumas das intérpretes pisam um palco pela primeira vez, ressaltando “toda a magia, pânico e entusiasmo que isso transporta”.

newsletter

Porto

MatosinhoS

Gaia